THE WAY TO THE NORTHERN GATES (2010)
1. For the Battle 00:55
2. Black Hordes 05:17
3. Course of the Old Domain 06:55
4. March of the Tyrants 00:24
5. Ritual 07:34
6. Countess of Night 06:56
7. * Northern Forests (Single Version) 09:14
Recorded and Produced by Pagan Throne.Mixed and Mastered by Eddie Torres andGorgoth.Synth arrangements by Eddie Torres*Recorded at Freezer Studio, Rio de Janeiro, Brazil.Mixed and Mastered by Cal Galvão. All Songs written by Gorgoth and Pagan
Throne.Lyrics by Garm.Cover Artwork by Andreher Design e Publicidade.Viking Photo by Rachel from Tigg-Stock onDeviant Art.
DÊ SUA OPINIÃO NA COMUNIDADE DA BA
N
______________________________________________________________
RESENHAS
Resenha feita por Marcos Garcia para o Site Whiplash
Pagan Black Metal não é um estilo simples de ser descrito, já que de um lado, ficam bandas com sonoridades mais Folk/Viking, ficando mais para o lado mais acessível; do outro lado, por sua vez, ficam as que preferem abordar mais pela agressividade do Black Metal, em trabalhos bem brutais. O meio termo é algo quase que impossível, que bem poucos conseguem fazer.
Nota: 9
O texto representa a opinião do autor e não necessariamente a opinião do Whiplash! ou de seus editores.
O PAGAN THRONE, do Rio de Janeiro, usa justamente a abordagem mais agressiva, lembrando vagamente o mesmo approach do ENSLAVED no ‘Frost’ e do BATHORY no ‘Blood Fire Death’, embora existam momentos mais amenos, graças a algumas intervenções bem sacadas dos teclados, estes tocados por Eddie Torres (que também produziu o disquinho), o que não significa em nada que a banda perca a vitalidade bem brutal, que é a característica da banda.
A arte do CD é muito bem cuidada, coisa bem profissional, e a produção sonora é muito bem feita, com cada instrumento em seu devido lugar, deixando o peso da banda extremamente evidente, seja em momentos mais velozes, ou nos mais cadenciados. O CD abre com uma pequena intro, ‘For the Battle’, que logo cede espaço para ‘Black Hordes’, onde a alternância entre rapidez e cadência se faz presente, com bases rascantes e um belo solo (bem feito, sem nada de ‘guitarra sendo trucidada impiedosamente’), algo que não é comum ao paradigma atual do estilo; a ótima ‘Course of the Old Domain’ já é quase totalmente cadenciada, onde os vocais rasgados agressivos dão a tônica da música, e mais um solo muito bom; ‘March of the Tyrants’ é mais outra introdução, que desemboca em ‘Ritual’, uma faixa que inicia bem rápida, mas depois entra em uma levada bem empolgante com certo ar de DARKTHRONE/SATYRICON antigos, ou seja, aquela velocidade não muito exagerada, combinada com bases bem empolgantes, e depois cai em um momento bem cadenciado e aterrorizante, e a faixa fica nessa alternância por todos os mais de 7 minutos de duração.
Um solo melodioso e bem feito é o ponta-pé inicial da excelente ‘Countess of Night’, esta uma faixa mais ‘up tempo’, ou seja, menos rápida e bem mais climática, mas é aquela típica música que leva o ouvinte a ouvi-la de todo, com vontade de repetir a dose mais e mais vezes. Fechando, vem a longa ‘Northern Forests’, vinda do Single homônimo de 2007, que é mais uma faixa realmente empolgante, bem rica de variações e que agradará qualquer fã de Black Metal que se preze.
Um CD altamente recomendado para fãs daquela sonoridade característica dos anos 90, uma vez que a banda não é dada a tendências mais atuais. E aproveitem, já que a banda o disponibilizou para download gratuito em seu blog.
Em tempo: após a gravação, entraram para a banda Thiago Arghauls (Guitarras) e Eddie Torres (baixo).
Garm – Vocais
Gorgoth – Guitarras e baixo
Daemortiis – Bateria
___________________________________________
_______
Resenha feita por Dan-X-Stinger para o site Arise Metal
Começa o play com a interessante intro “For The Battle” nos chamando literalmente para a batalha. Começa bem o play com essa Intro...
Seguimos com “Black Hordes” que tem linhas de guitarra bastante interessante, bateria forte e coesa, teclados muito bem arranjados dando um toque folk ao som, que na minha opinião caiu muito bem nessa faixa, Não podendo esquecer do Solo no final da musica, muito bom, essa faixa pra min é um dos destaques do álbum.
A Terceira faixa é “Course Of The Old Domain, ela com um som mais cadenciado em seu inicio, depois do seu começo a faixa esbanja violência com a bateria arrasando seus ouvidos. Depois de mais uma parte cadenciada vem um solo muito bom. Destaque para os vocais de arrepiar.
Quarta faixa é” March Of Tyrants” servindo como introdução da poderosa”Ritual” e na minha opinião o maior destaque do álbum, não só por ser a faixa que é cantada no idioma português, mas por ser brutal do começo ao fim, com uma letra muito interessante. Mesmo sendo uma faixa longa, não chega a ser cansativa. Ótima faixa!
Sexta faixa vem com “Countess Of Night, destacando nessa faixa as linhas de guitarra, que foram muito bem desenvolvidas, tem tambem uma temática muito legal.
Sétima faixa é um bônus, retirado do Single “Northern Forests” lançado em 2007 contendo a faixa com mesmo nome do Single, essa é a faixa mais longa do álbum, a faixa que mais mostra o som cru típicamemte Black Metal, com partes com pegada forte e partes mais cadenciadas.Assim se encerra o álbum com uma boa faixa.
The Way To The Northern Gates no geral é um bom álbum, que merece ser ouvido com muita atenção, tem muitas possibilidades de crescer muito na cena nacional!
Link: http://arisemetal.blogspot.com/search/label/Pagan%20Throne?zx=2aa018a7fb815f51
Há quem diz que o Brasil deu seu último suspiro no Black Metal com o Sarcófago, mas a realidade é muito contrária a isto.Cada vez mais eu tento mostrar aqui que o Brasil vem crescendo absurdamente dentro do estilo, nos brindando com bandas inovadoras ou não, mas que sempre seguem com a 'raça' Brasileira de tocar o estilo com fidelidade.Temos grandes provas de como o Brasil já alcançou mais uma vez o mundo, um bom exemplo é o excelente Patria, que vem lançando com unanimidade albúns perfeitos, não querendo ser injusto com as demais, apenas citando um forte exemplo.Bom, diante disto temos aqui o quinteto carioca do Pagan Throne, que lançou no ano passado este, The Way To The Northern Gates, seu primeiro álbum.Com uma produção muito boa, longe de qualquer tosquice, o Black Metal viceral com que é tocado espanta tamanha intensidade, quebras de ritmos, rapidez e porque não técnica? A primeira impressão que tive ao ouvir a bateria de Alexandre Daemortiis é que era programada, pois me enganei meus caros, o cara realmente toca nessa velocidade absurda! Quebras de ritmos, boas viradas e principalmente os bumbos são perfeitos, assim aliados as guitarras que desfilam sem dó alguma, riffs e mais riffs afiados e muito bem variados, que não se prendem somente a tremolos e palhetadas rápidas, mas partem para grandes melodias e belíssimos solos.Realmente um trabalho instrumental de ficar de queixo caído, afinal, é muito difícil vermos dentro deste estilo proposto, uma boa dose técnica que não tira a veia crua e fria do estilo.Uma faixa que merece todo destaque e mostra muito bem a forma singular de composição é a segunda, 'Black Hordes', rápida, cativante e com um solo perfeito em seu final, sim meus caros, um belo solo de guitarra! E assim termino por aqui, com mais uma horda que nos faz ter orgulho de uma cena cada vez rica.FUDIDO!
Link: http://hammerbrigade.blogspot.com/2011/05/pagan-throne-throne-way-to-northern.html
Um comentário:
Postar um comentário